Defeitos e Soluções – Impressora Térmica i9 – ELGIN

Problemas com alerta de LEDs / Sonoros

Problema Causa provável Solução
O LED “LIGA” não acende, e nada é impresso. A rede elétrica está sem energia. Ligue a impressora em outra tomada.
A Fonte de alimentação ou a placa eletrônica da impressora estão danificados. Entre em contato com uma Assistência Técnica Auorizada ELGIN.
O LED “PAPEL” está sempre aceso. A bobina de papel está acabando. Prepare-se para substituir a bobina.
O LED “ERRO” está aceso e a impressora emite 2 BIPs curtos e 1 BIP longo A tampa da impressora está aberta. Feche a tampa.
O LED “ERRO” está aceso e a impressora emite 3 BIPs A impressora está sem papel. Instale a bobina de papel.
O LED “ERRO” está piscando e impressora emite um BIP. Cabeça de impressão sobreaquecida. Desligue a impressora e aguarde por 5 minutos, retome a impressão após este período.
Voltagem de entrada errada. Verifique a voltagem da rede elétrica.

Problemas com a impressão

Problema Causa provável Solução
Faixa colorida no papel. Proximidade do fim do papel. Proximidade do fim do papel.
Impressão borrada ou com manchas. Bobina instalada de modo errado. Verifique a instalação da
bobina de papel.
Cabeça de impressão ou rolete de borracha sujos Realize a limpeza destas partes, utilizando algodão levemente umedecido com álcool isopropílico.
Baixa densidade de impressão. Aumente a densidade de impressão através das Micro Chaves.
Não avança papel. Papel preso no interior da impressora. Abra a tampa da impressora e reinstale o papel.
Linha Vertical “em Branco” na impressão. Cabeça de impressão suja. Utilizando algodão levemente umedecido com álcool isopropílico, faça a limpeza desta peça.
Cabeça de impressão danificada Se mesmo após a limpeza, a linha vertical em branco persistir, procure uma Assistência Autorizada ELGIN.

Problemas com o corte de papel

Problema Causa provável Solução
Atolamento de papel durante o corte. O papel pode ter sido posicionado de maneira errada na impressora. Desobstrua a guilhotina.
Velocidade de impressão muito alta. Diminua a velocidade de impressão.
Densidade muito alta. Diminua a densidade de impressão através das Micro Chaves.
Cortador preso / Corte insuficiente. Desgaste de engrenagens ou motor danificado. Procure uma Assistência Autorizada ELGIN.

Destravando a guilhotina da Elgin i9

  • Desligue a impressora.
  • Puxe a tampa frontal para fora e remova-a.
  • Gire o botão preto até que as lâminas retornem à posição original.
  • Encaixe novamente a tampa frontal deslizando-a para dentro, até travar.

 

Manual do Usuário

Manual do Usuário Impressora Térmica Elgin i9
Nome do Arquivo Versão
Manual-do-Usuario-Impressora-Termica-Elgin-i9-Rev4-2018.pdf
3,90 MB pdf 01/01/2018 Verificado
MD5: d40a90b2101c289f6ef7691403dabbcc
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Base G escreveu 116 artigos

40 comentários em “Defeitos e Soluções – Impressora Térmica i9 – ELGIN

  1. Ademir Gama diz:

    Bom dia. A impressora está emitindo bips direto assim que é ligada pela primeira vez, tenho que desligá-la e retornar com ela no exato momento da impressão. Após proceder dessa forma umas dez vezes ela fica normal até o final do dia.

    1. Base G diz:

      Olá, os beeps da impressora podem ser traduzidos pela tabela acima afim de identificar o problema. Informe a sequencia correta de beeps (curtos e longos) mais o estado dos LEDs (luzes do painel frontal) para que seja mais fácil achar a solução.
      Caso a sua impressora esteja no período de garantia do fabricante sugiro que procure uma assistência técnica autorizada para realizar o reparo ou troca se necessário mediante a apresentação da nota fiscal de compra.

      Segue o contato do suporte técnico de automação da Elgin:
      Horário de atendimento:
      2ª a 6ª das 08h as 18h
      (exceto feriados)

      0800 644 2362 (telefonia fixa)
      (11) 3383-5776 (celular e demais localidades)
      Chamados: https://elginbematech.com.br/chamado/

      Att. Base G

      1. Base G diz:

        Olá, o sensor de abertura de tampa fica dentro da carcaça principal do lado esquerdo olhando de frente para a impressora, ele não é visível pela parte externa. O que faz esse sensor ser habilitado informando a tampa fechada é uma haste que fica na tampa superior (tampa basculante) que pode estar torta, impedindo de habilitar o sensor de tampa, informando que está sempre aberta.
        Segue algumas fotos para ajudar na identificação das partes:
        https://baseg.com.br/arquivos/2022/02/i9-trava-tampa-1-scaled.jpg
        https://baseg.com.br/arquivos/2022/02/i9-trava-tampa-2-scaled.jpg
        https://baseg.com.br/arquivos/2022/02/i9-trava-tampa-3-scaled.jpg
        https://baseg.com.br/arquivos/2022/02/i9-trava-tampa-4-scaled.jpg

        Caso seja um produto novo ou que esteja dentro do período de garantia recomendo que procure uma assistência autorizada pois o problema pode ser o sensor ou até mesmo um defeito na placa principal. Apenas faça a abertura do equipamento caso seja um técnico autorizado ou detenha conhecimento avançado de manutenção de equipamentos.

        Att. Base G.

    1. Base G diz:

      Olá, para habilitar o apito (buzzer) ao imprimir na impressora Elgin i9 deve ser feito o seguinte através do software Elgin Utility:

      • Conecte a impressora via USB;
      • Selecione a impressora na lista (caso nao esteja, adicione);
      • Teste a comunicação clicando em “Testar Conexão”;
      • Entre nas configurações clicando em “Configurações Avançadas”;
      • Entre nas configurações do apito (buzzer) clicando em “AD, Cutter, Modelo Boot”;
      • Na tela habilite o apito selecionando a opção “Usar BIP da impressora”;
      • E configure as opções seguintes de acordo com a sua preferencia.
  2. Carlos BL diz:

    Boa tarde,
    As impressões da minha Elgin I9 de 1 ou 2 meses atrás estão ficando apagadas muito rapidamente. Isso é um problema do cabeçote ou da bobina?
    O que devo fazer?

    1. Base G diz:

      Olá, a falha de impressão ou impressão apagada pode ser causada por vários motivos. Os mais comuns são:

      • Cabeça Térmica com acumulo de resíduo / suja;
      • Má qualidade do papel;
      • Configuração da intensidade / qualidade de impressão.

      Recomenda-se testar com outra bobina (de preferencia de outro lote ou fabricante) para tirar a dúvida em relação ao papel.
      Além disso realizar a limpeza da Cabeça Térmica de Impressão conforme o manual indica, utilizando algodão ou pano levemente umedecido com álcool isopropílico e aguardar até a evaporação completa do alcool.

      Caso a falha persista procure uma assistência técnica autorizada para realizar a manutenção ou troca de peça se necessário.

  3. Luan Carvalho diz:

    Minha Elgin i9 está com bips irregulares, hora apita um pouco, hora apita por bastante tempo, já liguei a chave 2-8 para tentar parar o alerta mas não funcionou, já tentei colocar um papel no sensor, também não funcionou, o que você me recomenda nessa situação? Desde já agradeço.

    1. Luan Carvalho diz:

      em adendo as informações, ela para de apitar sempre que está imprimindo algo (ao apertar avanço também para), e a luz que pisca é a de erro

      1. Base G diz:

        Olá Luan, no caso pode ser diversos problemas já que os BIPs são irregulares a identificação da causa através deles fica difícil.
        Pode ser defeito na placa principal ou em algum sensor/micro switch.
        Faça o teste com outra fonte de alimentação 24V 2,5A para eliminar a possibilidade de falta de alimentação/tensão baixa
        Recomendo entrar em contato direto com o fabricante ou encaminhar o equipamento para uma assistência técnica autorizada.

        Segue o contato do suporte técnico de automação da Elgin:
        Horário de atendimento:
        2ª a 6ª das 08h as 18h
        (exceto feriados)

        0800 644 2362 (telefonia fixa)
        (11) 3383-5776 (celular e demais localidades)
        Chamados: https://elginbematech.com.br/chamado/

        Att. Base G

        1. Maicon diz:

          A minha Elgin I9 parou de imprimir, tentei desinstalar e instalar novamente várias vezes, e continua sem imprimir, essa impressora tem algum tempo de vida útil? Tipo limite de memória para impressão? Ou pode ter acontecido algum outro defeito?

          1. Base G diz:

            Olá, a Elgin i9 não tem tempo de vida útil pre definido nem conta com memória para impressão ( apenas memória para gravar informações relacionadas às configurações da impressora ).
            Verifique se o problema de falha de impressão começou após a última atualização do Windows 10. Se sim, o erro está relacionado ao driver PL2303 e uma mensagem será exibiDa no gerenciador de dispositivos na categoria Portas COM/LPT
            Se não, pode estar relacionado à própria impressora sendo necessário identificar o erro através dos LEDs e BIPs.

            Recomendo entrar em contato com o suporte da Elgin para solucionar o problema.
            Segue o contato do suporte técnico de automação da Elgin:
            Horário de atendimento:
            2ª a 6ª das 08h as 18h
            (exceto feriados)

            0800 644 2362 (telefonia fixa)
            (11) 3383-5776 (celular e demais localidades)
            Chamados: https://elginbematech.com.br/chamado/

            Att. Base G

      1. Base G diz:

        Olá, esse problema parece estar relacionado com a placa principal, caso esteja na garantia recomendo entrar em contato com uma assistência autorizada para realizar a substituição da placa ou o reparo necessário.
        Infelizmente não temos conhecimento de como solucionar esse problema até o momento.

        Att. Base G

    2. Bruno Borba diz:

      Sei que é uma dúvida antiga, mas pode ajudar alguém.
      Peguei algumas que o C62 estava com defeito e foi só substituir que o problema desapareceu.

    1. Base G diz:

      Olá, esse comportamento parece estar relacionado ao seu serviço de spooler de impressão do windows. No caso recomenda-se remover por completo o driver e fazer a reinstalação,em ultimo caso uma instalação nova do Windows (formatação). Elabore mais o seu problema fornecendo o máximo de informações possíveis como: Sistema Operacional em uso (Win10, Win7, Linux, etc) e sua versão, versão do driver em uso, modelo da impressora, etc.

      Att. Base G

  4. Júcia machado diz:

    Minha impressora mesmo com USB conectado está offline tento mudar e não consigo, Executo solução de problema e pede que ligue a mesma sendo que ela já está ligada. O que faço?

    1. Base G diz:

      Olá, experimente reinstalar o driver da impressora. Verifique também se a porta configurada na instalação da impressora está correta. A Elgin i9 tem 2 modos de operação, um via Suporte de Impressão USB e outra de Porta Serial Virtaul (COM), selecione a porta correta no spooler do windows.

  5. André Silva diz:

    Boa noite , algumas impressoras elgin I9 todo primeiro domingo do mês eles perdem o IP fixo e retornam para o DHCP 97.97.97.97 sabem o porque ?

    1. Base G diz:

      Olá, infelizmente nunca observamos tal erro acontecer. Recomendo entrar em contato com o suporte do fabricante para mais informações.
      Talvez atualizar o firmware possa solucionar esse problema, tome atenção ao modelo correto entre i9 e i9full e atualize com o arquivo correspondente.
      Caso o suporte do fabricante forneça uma solução para esse problema, compartilhe com a comunidade aqui na Base G e ajude outros usuários.

      Att. Base G

  6. Giovanni Pizzinato diz:

    Boa tarde
    Sou de Toledo, oeste do Paraná, temos uma impressora Elgin I9, da vossa Marca, e a mesma não corta por completo o papel, acredito que seja um problema com a guilhotina.
    Existe peças de reposição?
    Aguardo Retorno

    1. Base G diz:

      Olá, a Base G não tem vínculo com a Elgin SA, existe sim peças de reposição / para manutenção porém a compra é exclusiva para revendas e assistências autorizadas, recomendo procurar a assistência técnica mais perto de você ou entrar em contato com o suporte da Elgin Automação.

      Att. Base G

    1. Base G diz:

      Olá, a impressora Elgin i9 é uma impressora térmica, logo necessita de papel térmico. Confirma se o papel que você está utilizando é apropriado e se está do lado correto, na dúvida só colocar do outro lado.
      Se mesmo assim não estiver imprimindo existe a possibilidade de que esteja com algum problema na cabeça térmica de impressão ou em algum outro componente.

      Att. Base G

  7. ANTONIO MANOEL DOS SANTOS0 diz:

    ola amigos, tenho uma elgin i9, que esta imprimindo somente codigo de barra….tentei reinstalar driver mas nao funcionou, estava no windows 7, formatei colocamos windows 10 e continua so imprimindo codigo de barras

    1. Base G diz:

      Olá, poderia compartilhar uma foto exemplo do que seria a impressão apenas de código de barras. Para tal utilize o imgur.com para hospedar a imagem.

      Faça o seguinte teste, desligue a impressora e ligue segurando o botão amarelo de avanço. Será impresso as configurações, compartilhe conosco uma foto dessa página mesmo se estiver ilegível.

      Att.Base G

  8. Carolina diz:

    Toda vez que sai a impressão, primeiro sai um pedacinho de papel de 2cm e a guilhotina corta, depois sai a minha impressão e corta de novo.
    Como faço pra não sair esse pedacinho de papel antes?

    1. Base G diz:

      Ola, existe vários motivos que ocasionam o desligamento inesperado. Confira se todos os cabos e conexões estão bem encaixadas, incluindo o cabo de energia que conecta na fonte de alimentação da impressora. Verifique se o cabo da fonte que conecta na impressora está com mal contato e se a impressora desliga ao mexer no cabo. Note que o conector da fonte tem uma presilha de pressão, deve ser desconectado pela ponta do conector e não se deve puxar pelo cabo, o puxão do cabo pode danificar tanto o conector da placa quanto do cabo.
      Existe a possibilidade do defeito estar na placa principal da impressora, sendo necessário encaminhar para alguma assistência para ver se é possível reparar.
      Se preferir compartilhe algumas fotos ou vídeos conosco assim podemos auxiliar melhor.

      Att. Base G.

  9. Damaris Reis diz:

    A minha impressora não está imprimindo corretamente, quando gero o cupom e peço a impressão ela não imprime, tenho que ir novamente no pedido e solicitar para imprimir novamente….
    Mesmo pedindo nova impressão demora quase 1 minuto para sair o cupom

    Já reinstalei o Drive e nada de dar certo…

  10. Gustavo diz:

    Olá, minha impressora Elgin i9 está dando erro e não imprime nada. Ela fica na condição de todos leds piscando e o bip aciona um curto e um longo repetindo em loop.

  11. Jackson diz:

    Tenho duas impressoras elgin I9 que ao selecionar o modo de corte “Guilhotina” fica cortando uma parte em branco no começo de cada impressão.
    Alguém pode me ajudar?

  12. marcus diz:

    tenho uma i9 e parou de imprimir ao trocar a bobina e depois tentei reindtalar e a entrada usb não é mais reconhecida e nem pela com da para reinstalar

    1. Base G diz:

      Olá Cesar, verifica se no gerenciador de dispositivos o Windows reconhece a alteração de hardware quando você conecta a sua impressora. Dependendo do modo de comunicação configurada na sua impressora ela vai aparecer em Dispositivos USB como Suporte de impressão USB ou em Portas COM como Prolific USB-to-Serial COMM Port.
      Em alguns casos o erro de driver USB Serial pode ocorrer e pode ser solucionado como descrito no post a seguir https://baseg.com.br/2385/solucionar-pl2303hxa-phased-out-since-2012-de-driver-no-windows-10/
      Se o seu computador não reconhecer a alteração de hardware recomento testar em outra porta USB e também com outro cabo USB.
      Verifique também se o serviço do Windows Update está em execução pois ele é responsável pelo plug n’ play e instalação de dispositivos.

      Att. Base G

  13. maycon rapoza diz:

    minha impressora elgin i9, as vezes da erro na impressão, ela esta ligada na rede, aí tenho que cancelar os documentos e reiniciar o PC. outro fatoqé que a luz vermelha constantemente ta piscando

  14. Olivia diz:

    Tenho uma impressora engin i9 instalada em meu sistema. Tudo que vai imprimir ela aparece que o papel está acabando.como faz para arrumar?

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